Secretários, empresários e instituições discutem mapeamento de oportunidades de Alto Araguaia

O levantamento dos dados teve início no último dia 30 de novembro.

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Em ação promovida pela Associação Comercial e Empresarial de Alto Araguaia (ACEAIA), secretários municipais, empresários e representantes de entidades discutiram a criação do mapa de oportunidades do município. O levantamento dos dados teve início no último dia 30 de novembro e foi finalizado nesta quinta-feira (03) com um Fórum de Planejamento Participativo na Câmara de Vereadores.

O secretário de Finanças e Planejamento, Welton Vilela, fala que a ação vem de encontro com o trabalho desenvolvido pelo prefeito Gustavo Melo afim de levantar as potencialidades do município para o surgimento de novos mercados. “Durante esta semana foram feitos vários mapeamento de oportunidades. O nosso foco é gerar cada dia mais possibilidades para que os munícipes sejam empreendedores e possam gerar renda”, comenta.

Com o mapa de oportunidades, Alto Araguaia passa a ter dados quanto à emprego e renda, perspectivas de negócios de acordo com a vocação do município, além do comportamento do consumidor local e do crescimento econômico.

Segundo o consultor do Sebrae com Foco no Mercado, Augusto Aki, Alto Araguaia oferece oportunidades em diversos segmentos. “A chegada de novos investimentos faz com que as pessoas pensem apenas nas indústrias que estão se colocando no mercado, mas conseguimos ver através do levantamento de dados que existem possibilidades aqui de melhorar o turismo, a agricultura familiar, a economia criativa. Sobretudo, a cidade consegue se desenvolver para depender dela mesma”, afirma.

Para a presidente da Associação Comercial e Empresarial do município, Marilene Rezende, as ações dependem do engajamento da comunidade para que possa acontecer. “Temos mais de 40 oportunidades de desenvolvimento que podem ser focadas. Todos nós como empresários, como sociedade, temos a corresponsabilidade de ajudar o município neste passo que nós estamos recebendo”, pontua.